domingo, 5 de Maio de 2024  07:29
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cataplana de Mariscos

Cataplana de Mariscos

Ponha as amêijoas de molho em água e sal. Mude a água várias vezes até as amêijoas largarem toda a areia. Escove, raspe ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
19-01-2005

De entre importantes projectos o Lar tem prioridade


Poutena

A nova direcção do Centro Cultural e Recreativo da Poutena(freguesia de Vilarinho do Bairro) está em funções desde Março do último ano (10 meses) e, durante três anos, será responsável por um conjunto de obras e projectos que visam dotar a instituição de uma maior e melhor capacidade de resposta às necessidades sociais da freguesia e lugares limítrofes.

Desenvolver a colectividade

Embora as eleições tenham decorrido com alguma polémica, para a nova direcção, liderada por Fernando Pereira, o que interessa é o presente e o futuro, uma vez que o resto ao passado pertence.

Para a nova equipa “fundamental e imprescindível é o desenvolvimento da colectividade em todas as suas valências e secções”. Daí, Fernando Pereira ter admitido que, “no início, sentimos algumas dificuldades, até porque tivemos de alterar hábitos instalados e impor regras para o bom funcionamento do Centro”.

Pela frente têm ainda a árdua e difícil tarefa de levar a bom porto a construção do Lar Nossa Senhora da Piedade e da nova Creche, muito embora os projectos sejam bem mais ambiciosos, incluindo ainda a construção de um complexo desportivo.

Lar, a prioridade

A prioridade diz respeito ao Lar, mais concretamente à conclusão da primeira fase da obra que ameaça protelar-se no tempo, uma vez que a comparticipação estatal tem sido mínima. Em construção em terreno contíguo ao Centro, o Lar está orçado em mais de 900 mil euros e terá capacidade para 30 utentes. Embora a comparticipação do Poder Central prevista não deva ultrapassar os 586 mil euros, a verdade é que as “derrapagens” já começaram. De acordo com Fernando Pereira, “os problemas começaram logo na preparação do terreno que não permitiu avançar a obra com a rapidez desejada”. Isto porque, como explicou, “sendo um terreno pantanoso - ainda tentámos alterar a localização da obra, o que foi impossível, porque esta se encaixava na infra-estrutura existente - houve a necessidade de proceder a estudos do solo e de estabilidade, uma vez que o terreno não oferecia segurança à construção”. Uma situação que, para além do atraso temporal provocou um agravamento substancial no orçamento previsto para esta fase da obra onde foram gastos até ao momento aproximadamente 120 mil euros, dos quais, mais de metade se destinou à preparação do terreno para implantação da obra.

Neste momento, a primeira fase que foi inteiramente suportada pelo Centro Cultural está concluída e integra a preparação do terreno, colocação da primeira lage, poço do elevador, escadas e estruturas/pilares. Contudo, Fernando Pereira não deixa de sublinhar os importantes contributos e ajudas”, provenientes da comunidade local e dos emigrantes que, ao longo dos anos, têm estado sempre ao lado da instituição. Prova disso mesmo as festas de angariação de fundos realizadas nos EUA e na Venezuela.

Daí que, em marcha, esteja já uma campanha de venda de rifas a sortear na Festa de Natal de 2005 com prémios muito aliciantes (1º Viagem ao Brasil - avaliada em dois mil euros; 2º Fim de Semana em Paris - avaliado em 500 euros e 3º Fim de Semana em Turismo Rural - no valor de 250 euros). Para já, foram realizadas 20 mil rifas que vendidas a um euros cada deverão render cerca de 20 mil euros (4 mil contos).

Paralelamente, e porque se avizinham muitas dificuldades na prossecução da obra, a direcção levou a cabo o tradicional almoço de Aniversário e de angariação de fundos.

Acrescente-se ainda que o Centro de Dia, com 12 anos de vida, tem vindo a servir um grande número de idosos que optam por este tipo de resposta social. Presentemente, é frequentado por 50 idosos que aqui passam os dias, frequentando as várias actividades que lhes são proporcionadas.

Com acordos com o CRSS para 25 utentes, a valência de Apoio Domiciliário presta apoio a 36, dado a grande procura. Embora se trate de uma resposta social àquelas pessoas que não querem abandonar as suas casas, todos os dias funcionárias da instituição, deslocam-se a casa das pessoas levando-lhes os serviços que elas necessitam (alimentação, higiene corporal e habitacional, tratamento da roupa).

Fernando Pereira apenas lamenta que o pedido de alargamento de acordos feito à Segurança Social tenha sido negado, alegadamente “por falta de verbas”, explicou aquele responsável.

Construção da Creche

A JB Fernando Pereira avançou ainda que o início da construção da nova Creche terá lugar antes do final do corrente mês. Uma obra que deverá estar concluída dentro de dois anos e que se deve a uma candidatura aprovada pelo centro Regional de Segurança Social. Com capacidade para 25 crianças (dos quatro meses aos três anos) esta nova infra-estrutura vai nascer em terrenos (cinco mil metros) adquiridos pela instituição junto à mesma, sendo considerada por todos “uma obra urgente e prioritária”, na medida em que os espaços actualmente existentes já não preenchem os requisitos necessários.

Já o Jardim de Infância, que também está projectado para esse mesmo local, destina-se a crianças dos 3 aos 6 anos. Até ao momento esta valência funciona em instalações provisórias no C.C.R.P.

Dado que o espaço é insuficiente para o número de solicitações e porque a instituição necessita daquele espaço para outras actividades existe a promessa e compromisso da Câmara Municipal para a construção deste equipamento que servirá ainda ao ATL.

Teatro e Motocross

Mas o Centro Cultural e Recreativo da Poutena é ainda conhecido pelo desenvolvimento e projecção que tem dado a duas das suas secções - o teatro e o motocross. Relativamente ao primeiro, Fernando Pereira revelou que em preparação está mais uma peça de teatro/revista que deverá estrear-se em Março ou Abril. Desta feita, a peça incidirá sobre uma viagem pela Europa, dando a conhecer as tradições, usos e costumes de povos diferentes. Uma secção que como diria “está em plena actividade e crescimento integrando mais de meia centena de pessoas, dos quais muitos jovens”.

Relativamente ao motocross, a secção continua a funcionar dentro da normalidade, tendo, em 2004, realizado duas provas nocturnas. Para 2005 também já estão agendadas duas provas de motocross, muito embora tenha sido alterado o modelo de gestão e entrado novos dirigentes.

Fernando Pereira revelou ainda que, embora a Pista do Arieiro tenha sido alvo de um grande investimento (remodelação) poderá no futuro vir a receber provas diurnas. No entanto, a nova direcção do Centro Social tem projectado para o local um complexo desportivo arrojado e moderno que incluiu a construção de um polidesportivo descoberto, orçado em 22.500 euros e que deverá ser comparticipada pela Câmara Municipal de Anadia.

Uma obra a realizar por administração directa que servirá para a prática de modalidades como o futsal, basquetebol e andebol.

Este complexo desportivo deverá ainda incluir campos de ténis e amplo parque de estacionamento e ser completado com uma zona de lazer e recreio (equipada com mesas, bancos, árvores e relva) com pista de manutenção, devendo ainda ser construído no local balneários que servirão todo o complexo.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®